Volume

O volume é a grandeza que mede o espaço ocupado por um sólido e permite comparar os "tamanhos" de dois poliedros. Para medir o volume de um poliedro, é preciso escolher um padrão, que passa a ser a unidade de volume. Então, basta verificar quantas vezes essa unidade cabe naquele poliedro.
Geralmente, usamos um cubo como unidade padrão de volume. Por exemplo, adotando como unidade de volume um cubo com arestas medindo 1 cm, temos a unidade centímetro cubico (cm3).

Protocordados

Todos os cordados, na fase de embrião, possuem uma "corda" ao longo do corpo que, na verdade, é uma espécie de bastão flexível.
Os animais mais primitivos desse grupo, chamados protocordados (em grego, significa "os primeiros cordados"), mantém este bastão flexível por toda a vida e, ao contrário dos cordados mais modernos, não possuem crânio (conjunto de ossos que envolvem e protegem o cérebro). São animais pequenos e aquáticos.
Atualmente restam cerca de 200 espécies de protocordados. Um deles é o anfioxo, que mede cerca de 5 cm e se assemelha à um pequeno peixe. Nele, o bastão flexível serve de ponto de apoio para os músculos. A ação coordenada desses músculos produz ondulações no corpo do animal que jogam a água para trás (como nos peixes) e permitem que ele nade.

Artrópodes

Os artrópodes ( em grego significa "pernas articuladas") formam o grupo de animais com a maior diversidade de espécies do planeta. Mais de 1 milhão de espécies são conhecidas pelos biólogos aproximadamente, mas o número real de espécies pode ser cinco vezes maior.
Os artrópodes possuem duas características bastante evidentes:
Pernas articuladas e outras estruturas anexas ao corpo, chamadas apêndices, que podem ter diversas funções dependendo da sua forma.
Esqueleto externo, uma espécie de carapaça que sustenta e protege o corpo.

Hermafrodismo

Hermafroditismo (do grego Hermes: deus grego correspondente a mercúrio na mitologia grego romana; Aphrodythe: deusa grega correspondente a Vênus na mitologia greco-romana; e sufixo ismo: qualidade de) é a presença de aparelhos reprodutores masculino e feminino no mesmo organismo, sem o ambos funcionais.

Ascaridíase

A ascaridíase é uma doença causada pela lombriga (Ascaris lumbricoides), um nematelminto.
Quando uma pessoa bebe água ou come alimentos contaminados por fezes de doentes,ingere ovos da lombriga.No intestino, esses ovos liberam larvas que penetram en suas paredes e atingem vasos sanguíneos. As larvas então passam por vario outros órgãos (como os pulmões) até voltar definitivamente ao intestino onde se tornam adultas, reproduzem-se e liberam mais ovos.

Minhoca-minhoco

As minhocas, bem como as sanguessugas, são hermafroditas. Já os poliquetos são classificados em machos ou fêmeas.
As minhocas ao se acasalarem, ficam unidas em sentidos opostos. Depois da cópula, ambas saem fecundadas e será formado um casulo a partir do citelo, um anel mais claro e mais largo localizado na região anterior. O casulo onde se alojam os ovos vai migrando em direção à região da boca até sair completamente. Dentro dele, os ovos originarão jovens minhocas.

As sanguessugas e a medicina

As sanguessugas são utilizadas há milhares de anospelos médicos para o tratamento de doenças, e sua importância era tamanha que a espécie mais utilizada foi batizada de Hirudo medicinalis.
Até o século XIX acreditava-se que as doenças eram causadas por desequilíbrios nos humores (líquidos) do corpo (a expressão mau-humor cem dessa crença).
Por isso muitos médicos recitavam sangrias, isto é, o sangramento controlado do doente para que ele recuperasse o equilíbrio, que eram feitas com sanguessugas. Esses animais são hematófagos (do grego, "que se alimentam de sangue") e possuem na saliva uma substância anticoagulante. Após encher a barriga de sangue, a sanguessuga se desprende da pele, mas a ferida que ela deixa pode continuar sangrando por horas ou até dias.

Formas de exploração dos minérios

A maior parte das matérias-primas minerais utilizadas hoje é encontrada em abundância na superfície terrestre ou em pequena profundidade. Nesses depósitos naturais, existem milhões de toneladas de minérios, que podem ser explorados com certa facilidade. O método mais simples é a exploração a céu aberto, cuja maior vantagem econômica é seu baixo custo.
A exploração de profundidade é mais demorada e trabalhosa. É realizada por meio de poços e galerias subterrâneas, que vão sendo ampliado ao longo dos anos. Em muitos lugares, para extrair ouro, carvão, diamantes, certo tipo de sal ou outras riquezas minerais, o homem escava túneis com dezenas de quilômetros de extenção e centenas de metros de profunfidade.
A exploração de locais desse tipo é muito peerigosa: o oxigênio tem de ser bombeado para dentro das galerias para que os trabalhadores possam respirar; a temperatura do ar é muito elevada; há riscos de desabamentos; e podem ocorrer escapes de gazes explosivos ou venenosos.

O Humanismo

O humanismo foi um movimento cultural europeu que se desenvolveu entre os séculos XV e XVI. Seu surgimento esteve estreitamente ligado ao Renascentismo e ao fortalecimento socioeconômico da burguesia. Embora tenha surgido na Itália (início do século XV), disseminou-se para outros países (a partir do século XVI) como França, Inglaterra, Holanda, Portugal, Espanha. Um dos fatos que permitiram a sua difusão, foi a invenção da imprensa, que possibilitou a publicação de livros em tiragem maior e, consequentemente, seu barateamento.

Pronomes

Os pronomes são classificados de acordo com as funções que desempenham:
Pessoais: indicam diretamente as pessoas do discurso: eu (quem fala), tu (com quem se fala), ele ou ela (de quem se fala);
Possessivos: fazem a relação entre um substantivo do discurso e uma das pessoas que participam do ato comunicativo: meu livro, sua caneta, nossos objetos;
Demonstrativos: marcam o lugar (no tempo e no espaço) que alguém ou alguma coisa ocupa em relação às três pessoas do discurso: esse livro, aquela caneta, este século, isto, aquilo...;
Indefinidos: indicam pessoas ou coisas de maneira imprecisa, sem identificá-las ou esclarecer sua quantidade ou seu tamanho com exatidão: algum animal, muitas casas, poucos computadores, qualquer pessoa...

Palavras que se ligam ao substantivo

Adjetivo e locução adjetiva
A classe dos adjetivos possui as seguintes características:
•Atribui qualidades aos substantivos, de modo objetivo ou subjetivo, positivo ou negativo.
•Apresenta flexões nominais para concordar com o substantivo a que se associa.
A locução adjetiva tem o mesmo papel do adjetivo, que é qualificar o substantivo. A diferença é que se forma geralmente com preposição + substantivo.

Artigo
As palavras da classe dos artigos apresentam as seguintes características:
•Vêm sempre antes do substantivo, do qual assumem o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural)
•Diferenciam algo que é conhecido no contexto (artigo definido) de algo que é apresentado pela primeira vez (artigo indefinido).

Os minerais metálicos no Brasil

A existência e a abundância de certos tipos de recursos minerais podem servir de base  para o desenvolvimento industrial de um país. O Brasil é um país rico em diversos recursos minerais, e alguns lugares apresentam explorações importantes,como o Quadrilátero Ferrero, no sul de Minas Gerais.
Essa região é rica em minério de ferro e conta com um pouco de manganês, duas matérias-primas importantes para a siderúrgia. Isso incentivou a concentração desse tipo de indústria no estado e em suas vizinhanças. O minério é explorado por uma grande companhia chamada Vale (antiga Vale do Rio Doce) e transportado pela estrada de ferro Vitória-Minas até o porto de Tubarão, em Vitória (ES), já que a maior parte dele destina-se à exportação. O que resta abastece a ci der urgia nacional.