Principais doenças emergentes e reemergentes

Tuberculose
A tuberculose é causada por uma bactéria que estava praticamente eliminada no Brasil, mas não completamente. No entanto, nos últimos anos, vem aumentando sua população por ter se tornado resistente a muitos dos medicamentos existentes.
A transmissão da tuberculose ocorre pelo contato com gotículas de saliva de pessoas doentes. A bactéria se instala no pulmão da pessoa comprometendo a respiração. Além disso deve-se evitar ambientes de aglomeração com pessoas de mas condições de higiene.

Leishmaniose
A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário que é transmitido para as pessoas por meio da picada do mosquito-palha (ou birigui). Quando o mosquito pica uma pessoa doente, ele adquire o protozoário, ao picar sadias ele transmite o protozoário.
A leishmaniose pode causar lesões na pele, sendo nesse caso chamada de tegumentar ou cutânea. Há medicamentos para cuidar disso.
Os desmatamentos e a urbanização descontrolada é o maior problema para nós, pois com o desmatamento os mosquitos vão procurar um local para viver e como retiraram as florestas os mosquitos vão parar na área urbana.

Hantavirose
A hantavirose é uma doença causada por um vírus encontrado em fezes e urina de ratos silvestres. A urina e as fezes secas transformam-se em pó, e o contágio das pessoas ocorre quando elas entram em contato com partículas virais pelo ar.
Como os sintomas iniciais da doença são muito parecidos com os de uma forte gripe, muitas vezes os doentes demoram a ser medicados, o que lhes provoca danos nos pulmões.
Há cura para a doença, desde que seja tratada rapidamente com medicamentos apropriados.
A melhor forma de prevenir essa doença é evitar o contato com ratos silvestres, impedindo a entrada em locais onde se armazenam alimentos.

Aids
A aids é uma doença mortal, causada pelo vírus HIV. Esse vírus ataca o sistema de defesa do organismo.
A aids começou nos chipanzés no oeste da africa.
O contágio se dá por meio do contato direto com o sangue ou o esperma de uma pessoa infectada. Isso pode ocorrer durante uma relação sexual, no recebimento de sangue em uma transfusão sanguínea, no contato com objetos contaminados com o sangue, como instrumentos cirúrgicos ou outros objetos cortantes. Mulheres grávidas contaminada durante o parto podem ter o filho contaminado.
O tratamento da doença se dá pela administração de várias drogas antivirais. Muitas vezes são administradas em conjunto, sendo chamadas de coquetel.
As principais formas de prevenção são o controle rígido dos bancos de sangue, a utilização de preservativos em toda relação sexual e o uso de seringas descartáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário