A situação dos indígenas hoje

   Segundo estimativas do IBGE, em 2010 a população indígena brasileira teria chedado a cerca de 770 mil pessoas, a maior parte organizada em pequenas tribos, geralmente com menos de 100 indivíduos. O número de grupos se reduziu nos ultimos 500 anos, mas ainda há grandes diversidades de culturas indígenas.

Planetas Anões

   Os planetas anões são similares aos planetas pois possuem a forma aproximadamente esférica, mas seu tamanho é pequeno, e sua órbita passa por cinturões de asteroides. 5 astros são classificados atualmente como anões:

  • Ceres, localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Jupiter
  • Éris, o maior dos planetas anões, cuja a órbita está no cinturão de Kuiper
  • Haumea, descoberto recentemente no cinturãode Kuiper
  • Plutão, conhescido desde 1930 e omais famoso, também está localizado no cinturão de Kuiper 


Genocídio no passado e no presente

   Diferentes estimativas calculam que havia, por volta de 1500, entre 1 milhão e 5 milhões de indígenas no atual território brasileiro, distribuidos em cerca de 1.400 etnias, com centenasde línguas diferentes.
   Milhoes desses indígenas foram vítimas de doenças trazidas pelos europeus e massacrados pelos colonizadores, que dispuunham de armas mais poderosas. Foi um imenso genocídio, com o saparecimento de povos, línguas e culturas que formavam a população original do Brasil.

As Terras Indígenas Hoje

Apreservação dos grupos indígenas e de suas culturas, no Brasil,só foi iniciada em 1910, quando foi fundado o Serviço de Proteção ao Índio, que passou a ser dirigido pelo marechal do Exército Cândido Mariano da Silva Rondon. Em 1967, esse serviço foi substituido pela Fundação Nacional do Índio (Funai), existente até hoje.

As comunidades igualitárias se tornam cidades-estado

Inicialmente, as comunidades gregas se caracterizaram pela organização igualitária: a posse da terra era coletiva, e não havia divisões sociais. As produções agrícola e artesanal eram armazenadas e distribuidas aos membros do grupo pelo chefe da comunidade.

Imigração para o Sul

No começo do século XIX, o governo brasileiro estimulou a imigração para o sul do país a fim de garantir a posse desse teritório, que era pouco povoado e corria o risco de ser ocupado pelos paises visinhos. Destacaram-se os grupos de eslavos, açorianos (portugueses), alemães e italianos.

Biomas Brasileiros

São reconhecidos 6 biomas brasileiros: Bioma Amazônia, Bioma Mata Atlântica, Bioma Caatinga, Bioma Cerrado, Bioma Pantanal e Bioma Pampa. Esses biomas correspondem às formações vegetais brasileiras, sendo que algumas das informações lá citadas estão incorporadas a um dos biomas.

Temperatura dos Locais

Amazônia
Entre 25ºC e 28ºC ao longo do ano

Mata Atlântica
Muito variavel, já que se estende das regioes quentes ás mais frias.

Cerrado
Em média 26ºC

Caatinga
Elevada quase o ano todo.

Como conhecer o passado dos gregos?

  A escavação de ruínas de antigas cidades gregas nos permite imaginar como aquele povo vivia. Ferramentas, armas, enfeites, utencílios domésticos e outros objetos encontrados pelos arqueólogos trazem informações sobre seu cotidiano, especialmente, do período em que ainda não utilizavam a escrita.
  Após desenvolver seu alfabeto, os gregos produziram cartas, livros (de medicina, literatura, filosofia, história), peças de teatro, etc. Esses textos nos permitem conhecer o que pensavam, como entendiam o mundo, como se relacionavam entrev si e com outros povos. Dentre esses textos, dois poemas se destacam:
Ilíada e Odisseia. São aribuidos ao poeta Homero (século IX a.C.) e reúnem mitos e outras histórias transmitidos oralmente de geração a geração.

A Caatinga

A Caatinga se estende do nordeste do país até o norte de Minas Gerais. Seu relevo é plano, mas com alguns pontos mais altos, onde a umidade é maior, a temperatura é mais amena, e as chuvas são mais frequentes. Experimenta períodos de seca que podem durar mais de nove meses. Nessa época a maioria das plantas perde suas folhas, dando um aspecto desértico à paisagem. Quando chega a estação chuvosa, as plantas ganham novas folhas, e a paisagem se transforma rapidamente.

A Grécia Antiga

  A civilização grega desenvolveu-se na península Balcânica e nas ilhas em seu entorno, numa região hoje ocupada pela Grécia moderna e partes da Albânia e da Turquia.
  Muitas criações gregas (nas artes, na politica, na investigação da natureza e das sociedades) influenciam até hoje nossa forma de viver e entendeo o mundo. Por isso, essa civilização exerceu (e continua exercendo) tanto fascínio em sociedades tão diferentes.

A origem dos Helenos

  Zeus, o chefe dos deuses, andava aborrecido com a maldade dos homens. Por isso, resolveu inundar a Terra com um dilúvio. Somente Deucalião (o homem mais justo) e Pirra (a mulher mais virtuosa) escaparam da morte numa arca. Ali ficaram durante nove dias e nove noites, até chegarem ao monte Parnaso, onde desembarcaram a salvo. Para saber que atitude tomar, o casal resolveu consultar um oráculo (divindade que oferece respostas as dúvidas humanas), que os aconselhou a "atirar para trás os ossos de sua mãe". A mãe era a Terra, e os ossos eram pedras.
  As pedras jogadas por Deucalião transformaram-se em homens, e as jogadas por Pirra, mulheres. Eles também tiveram um filho, Heleno, que é considerado o pai de todos os gregos. Por isso, os gregos chamam a si mesmos de helenos, e à Grécia de Hélade (Hellas em seu idioma).


Mantendo a boa saúde

  Se a tendência no ambiente urbano é de se expor cada vez mais a doenças ligadas ao estresse, como podemos manter a nossa saúde?
  Antes de mais nada, é preciso entender que a saúde é, em grande parte, resultado de um estilo de vida saudável. A saúde está relacionada a um corpo saudável, como também a mente saudável.
  Aulas como de Educação física, além de diminuir o estresse e a obesidade também fortalecem a musculatura do coração, ajudam a controlar a pressão arterial, aumentam o diâmetro dos vasos sanguíneos, elevam a autoestima e a disposição.

Orixás: as divindades nagôs

  Os nagôs creem que foi Olorum, o Senhor do céu, quem criou orixás, entregando a eles a missão de criar este mundo em que vivemos e tomar conta de tudo o que acontece.
  Xangô, um dos orixás, é o deus que rege o trovão. Um dia ele foi um grande e justo rei aqui na Terra. Depois de morrer foi para Orum.
  Cada aspecto da natureza e da vida tinha seu Orixá que era responsavel por tal coisa.




  • Exu, orixá guardião dos templos, encruzilhadas, passagens, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.
  • Ogum, orixá do ferro, guerra, fogo, e tecnologia, deus da sobrevivência.
  • Oxóssi, orixá da caça e da fartura.
  • Logunedé, orixá jovem da caça e da pesca.
  • Xangô, orixá do fogo e trovão, protetor da justiça.
  • Ayrà, usa branco, tem profundas ligações com Oxalá e com Xangô.
  • Obaluaiyê, orixá das doenças epidérmicas e pragas, orixá da cura.
  • Oxumaré, orixá da chuva e do arco-íris, o dono das Cobras e das transformações.
  • Ossaim, orixá das Folhas sagradas, conhece o segredo de todas elas. Junto com Oxóssi, protege as matas e os animais.
  • Oyá ou Iansã, orixá feminino dos ventos, relâmpagos e tempestades. Também é a orixá das paixões.
  • Oxum, orixá feminino dos rios, do ouro, deusa das riquezas materias e espirituais, dona do amor e da beleza, protege bebês e recém-nascidos.
  • Iemanjá, orixá feminino dos mares e limpeza, mãe de muitos orixás. Dona da fertilidade feminina e do psicológico dos seres humanos.
  • Nanã, orixá feminino dos pântanos e da morte. Protege idosos e desabrigados. Também dona da chuva e da lama. É mãe de Obaluaiê e junto com ele, dona das doenças cancerígenas. Mais velha orixá do panteão africano.
  • Yewá, orixá feminino do Rio Yewa. Protetora das moças virgens e dona da vidência.
  • Obá, orixá feminino do Rio Oba. Dona da guerra e das águas.
  • Axabó, orixá feminino e pouco conhecido, é da família de Xangô.
  • Ibeji, orixás crianças, são gêmeos, e protegem as criancinhas.
  • Irôco, orixá da árvore sagrada, (gameleira branca no Brasil).
  • Egungun, Ancestral cultuado após a morte em Casas separadas dos Orixás.
  • Iyami-Ajé, é a sacralização da figura materna, a grande mãe feiticeira.
  • Omolu, Orixá da transformação.
  • Onilé, orixá do culto de Egungun.
  • Onilê, orixá que carrega um saco nas costas e se apóia num cajado.
  • Oxalá, orixá do Branco, da Paz, da Fé.
  • OrixaNlá ou Obatalá, o mais respeitado, o pai de quase todos orixás, criador do mundo e dos corpos humanos.
  • Ifá ou Orunmila-Ifa, Ifá é o porta-voz de Orunmila, orixá da adivinhação e do destino, ligado ao Merindilogun.
  • Odudua, orixá também tido como criador do mundo, pai de Oranian e dos yoruba.
  • Oranian, orixá filho mais novo de Odudua.
  • Baiani, orixá também chamado Dadá Ajaká.
  • Olokun, orixá divindade do mar.
  • Olossá, orixá feminino dos lagos e lagoas.
  • Oxalufan, qualidade de Oxalá velho e sábio.
  • Oxaguian, qualidade de Oxalá jovem e guerreiro.
  • Orixá Oko, orixá da agricultura. 
  • Os tipos de alérgenos

      Existem vários tipos de alérgenos, que vão desde substâncias encontradas em certos alimentos, como leite ou camarões, até as que as indústrias adicionam aos alimentos e aos produtos de beleza e higiene. Os alérgenos mais comuns são encontrados na poeira, como ácaros, pólen, pelos de animais, esporos de fungos, etc. Há ainda os alérgenos encontrados nas substâncias introduzidas com as picadas de alguns animais, como abelhas e vespas, ou presentes na saliva de mosquitos, borrachudos e pernilongos. Alguns medicamentos, como os antibióticos e as anestesias, também podem causar graves reações alérgicas.
      Novos remédios estão sendo usados atualmente para diminuir os efeitos de reações alérgicas, mas o melhor remédio ainda é prevenir o contato com os alérgenos.

    As Alergias

      Estima-se que 1/3 da população do planeta (cerca de 2 bilhões de pessoas) tenha algum tipo de alergia. Certamente você conhece alguém que tenha algum tipo de alergia, ou mesmo você pode ter alguma.
      Mas o que são as alergias? As alergias são reações exageradas que o organismo humano pode apresentar a certas substâncias, chamadas alérgenos (ou alergênios). Essas reações são muito diversas, variando de pessoa para pessoa. Podem ser desde uma simples vermelhidão na pele (no local de contato com o alérgeno), até uma reação mais grave por todo o corpo da pessoa, ou dificuldades respiratórias.
      A rinite alérgica é uma das alergias mais comuns. Ela pode provocar espirros sucessivos (geralmente pela manhã), nariz escorrendo e coceira na região da boca, do nariz, dos olhos e do céu da boca. A melhor forma de se prevenir é evitar os alérgenos que provocam a rinite, principalmente o pó com ácaros, pólen de flores, entre outros agentes.

    A História da Nigéria

    Praticamente todas as raças nativas da África são representadas na Nigéria, isso explica a grande diversidade do seu povo e da sua  cultura. Foi na Nigéria que os povos bantu e semibantu, migrando do sul e do centro da África, se misturaram com os sudaneses. Em seguida, migraram os demais grupos, tais como os shuwa-árabes, os tuaregues, e os fulanis que estão concentrados no extremo norte, para a região norte da Nigéria dando seguimento às ondas migratórias que sacudiram o deserto de Saára. Os primeiros ocupantes da Nigéria se instalaram na faixa florestal e na região do Delta do Níger. Hoje, se estima que há mais de 250 grupos étnicosna Nigéria. Enquanto não há nenhum grupo com absoluta maioria.

    O Crescimento atual da população mundial

    Hoje, todos os continentes apresentam crescimento populacional positivo. Alguns mais, como a Ásia, outros menos, como a Europa. A explosão demográfica do século XX se concentrou principalmente nos países pobres, tendo alcançado o nível mais alto entre 1950 e 1970. A Ásia e a Africa são os continentes que mais colaboram para o crescimento demográfico mundial. Os Estados Unidos, ao contrário da maioria das nações ricas, apresentarem um significativo crescimento demográfico positivo, resultado da imigração e de sua natalidade acima da média mundial.
    Já no Brasil vem diminuindo a velocidade do crescimento da população. A queda da natalidade é acelerada e generalizada em todo país. A mortalidade continua a decrescer ainda que lentamente. O resultado é uma redução do crescimento vegetativo. Segundo previsões do IBGE, em 2030 a população Brasileira deve parar de crescer.

    O Crescimento vegetativo

    O crescimento vegetativo, também conhecido como crescimento natural, é obtido pela diferença pelo número de nascimentos (natalidade) e mortes (mortalidade) ocorridos em um determinado lugar (continente, país, estado ou município) em certo intervalo de tempo.
    O crescimento vegetativo não se apresenta de forma uniforme entre os países. Pois parte dos estados são lotadas de pessoas e na maior parte dos estados tem pouca (A população é mal distribuída).
    Podemos utilizar 5 categorias para o  crescimento vegetativo de países, estados ou municípios: muito elevado, elevado, médio, baixo e muito baixo.

    A população Brasileira

    Á medida que um país se desenvolve industrialmente, a tendência geral é o abandono do campo em direção as cidades. As mudanças que ocorrem em tão pouco tempo costumam produzir sérios problemas estruturais nas cidades, como o aparecimento de favelas, a marginalização da população, a queda de parte ambiental das cidades, com a contaminação dos rios por parte da população, a queda da qualidade ambiental das cidades, como a contaminação dos rios por esgotos, entre outros problemas.
    Cerca de 80% da população brasileira vivem em uma faixa junto ao litoral.
    As regiões Sudeste, Nordeste e Sul apresentam as maiores concentrações populacionais. Já as regiões Norte e Centro-Oeste encontramos as menores populações.

    O estudo da população na Geografia

    O termino população é usado em diversas áreas para designar o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie. Na biologia, por exemplo, os seres humanos formam a população humana; os coelhos de um lugar formam a população deste lugar.
    Na Geografia usamos o termo população, estamos nos referindo apenas à população humana.
    Para aprender corretamente, a principal característica que devemos identificar em uma população é o espaço que ela ocupa. Ou seja, precisamos associar a ela o lugar onde vive. Veja os Exemplos:
        °População do Brasil ou população brasileira
        °População do município de Salvador ou população soteropolitana
        °População do bairro da Mooca (no município de São Paulo)
    Tendo o espaço como referência, podemos verificar que a população mundial - aproximadamente 6,8 bilhões em 2010 - não se distribui de maneira igual pelos continentes. Na Ásia, por exemplo, encontramos a maior população; na Oceania, a menor.
    Quando consideramos o número total de habitantes de um lugar, estamos nos referindo a população absoluta. Observando os dados da tabela, confirmamos que a população absoluta mundial não se distribui de maneira homogênica sobre a superfície da Terra.

    Principais doenças emergentes e reemergentes

    Tuberculose
    A tuberculose é causada por uma bactéria que estava praticamente eliminada no Brasil, mas não completamente. No entanto, nos últimos anos, vem aumentando sua população por ter se tornado resistente a muitos dos medicamentos existentes.
    A transmissão da tuberculose ocorre pelo contato com gotículas de saliva de pessoas doentes. A bactéria se instala no pulmão da pessoa comprometendo a respiração. Além disso deve-se evitar ambientes de aglomeração com pessoas de mas condições de higiene.

    Leishmaniose
    A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário que é transmitido para as pessoas por meio da picada do mosquito-palha (ou birigui). Quando o mosquito pica uma pessoa doente, ele adquire o protozoário, ao picar sadias ele transmite o protozoário.
    A leishmaniose pode causar lesões na pele, sendo nesse caso chamada de tegumentar ou cutânea. Há medicamentos para cuidar disso.
    Os desmatamentos e a urbanização descontrolada é o maior problema para nós, pois com o desmatamento os mosquitos vão procurar um local para viver e como retiraram as florestas os mosquitos vão parar na área urbana.

    Hantavirose
    A hantavirose é uma doença causada por um vírus encontrado em fezes e urina de ratos silvestres. A urina e as fezes secas transformam-se em pó, e o contágio das pessoas ocorre quando elas entram em contato com partículas virais pelo ar.
    Como os sintomas iniciais da doença são muito parecidos com os de uma forte gripe, muitas vezes os doentes demoram a ser medicados, o que lhes provoca danos nos pulmões.
    Há cura para a doença, desde que seja tratada rapidamente com medicamentos apropriados.
    A melhor forma de prevenir essa doença é evitar o contato com ratos silvestres, impedindo a entrada em locais onde se armazenam alimentos.

    Aids
    A aids é uma doença mortal, causada pelo vírus HIV. Esse vírus ataca o sistema de defesa do organismo.
    A aids começou nos chipanzés no oeste da africa.
    O contágio se dá por meio do contato direto com o sangue ou o esperma de uma pessoa infectada. Isso pode ocorrer durante uma relação sexual, no recebimento de sangue em uma transfusão sanguínea, no contato com objetos contaminados com o sangue, como instrumentos cirúrgicos ou outros objetos cortantes. Mulheres grávidas contaminada durante o parto podem ter o filho contaminado.
    O tratamento da doença se dá pela administração de várias drogas antivirais. Muitas vezes são administradas em conjunto, sendo chamadas de coquetel.
    As principais formas de prevenção são o controle rígido dos bancos de sangue, a utilização de preservativos em toda relação sexual e o uso de seringas descartáveis.

    Características do relato histórico

    O relato histórico tem a função de narrar acontecimentos reais que fazem parte de história dos povos. A linguagem do relato histórico deve apresentar algumas características:

    1.Clareza
    A clareza é uma qualidade que todo texto deve ter. Para perceber a diferença entre um texto escrito com clareza e outro que não tem essa qualidade, leia o exemplo a seguir:
    Alguns fenícios se estabeleceram nas costas estrangeiras, e muitas bancas tinham sido abertas. E também havia cidades. Por toda parte eles eram bem acolhidos, pois as pessoas gostavam de coisas bonitas.
    Esse texto não é claro, porque faltam informações para que o leitor compreenda as ideias nele contidas. Durante a leitura, várias perguntas poderão ser feitas, como as que aparecem entre parênteses:
    Alguns fenícios se estabeleceram nas costas estrangeiras, e muitas bancas tinham sido abertas.(Onde? Por Quem?) E também havia cidades.(Onde? Qual a relação entre feníncios e a existência das cidades?) Por toda parte eles eram bem acolhidos, pois as pessoas gostavam de coisas bonitas.(Que relação havia entre os feníncios serem bem acolhidos e as pessoas gostarem de coisas bonitas? Que pessoas eram essas?)

    2.Objetividade
    O autor de relato histórico precisa ser fiel á realidade dos fatos, e suas fontes de pesquisa devem ser confíáveis para que ele não falte com a verdade. Ele deve relatar os fatos sem dar a sua opinião pessoal sobre eles e também não pode inventar nada. Isso torna o texto objetivo.
    Veja abaixo um texto sem objetividade:
    Prefiro falar principalmente dos sumérios. Penso que, em alguns campos, eles se adiantaram aos egípcios. Talvez as escavações desses amontoados de ruínas, acho que na planície próxima ao golfo Pérsico, tenham mostrado que os habitantes daqueles lugares, em algum momento, tinham tido a ideia de fabricar tijolos de argina para construir casas e templos.

    3.Linguagem formal
    A linguagem formal é usada no relato histórico, assim como nos livros didáticos, nas obras literárias e cientificas, em jornais e revistas de grande circulação. Os textos escritos em linguagem formal obedecem a normas gramaticais e evitam gírias ou expressões da linguagem coloquial.
    Aqui vão algumas gírias:
    Antigamente:
    Gamação = namoro
    Carango = carro
    Estar na fossa = estar deprimido/triste
    Pão = homem bonito
    Dar tábua = recusar-se a dançar com alguém
    É duca! = É Ótimo
    Atualmente:
    Azaração = namoro
    Zoar = bagunçar, rir de alguém
    Patricinha = menina bem-arrumada
    Mó legal = Ótimo!
    Galera = grupo de amigos
    Balada = festa, diversão

    4.Verbos no Pretérito
    O tempo verbal predominante no relato histórico é o pretérito (ou passado), pois os fatos aconteceram antes do relato do autor. No fragmento a seguir, os verbos estão no pretérito.
    Diferente do que acontecia no Egito, a Mesopotâmia muitas vezes tinha vários soberanos ao mesmo tempo. Ela teve vários impérios, porém cada um deles durou muito pouco tempo e suas fronteiras se modificaram com frequência. Sucediam-se povos diferentes, que a cada vez colocavam um novo soberano no trono. Desses povos, os mais importantes foram os sumérios,os babilônicos e os assírios.

    5.Marcadores de tempo
    O relato histórico é uma narração, portanto os fatos acontecerem uns após os outros, obedecendo à sequência temporal. Várias palavras e expressões servem para marcar a passagem do tempo e ordenar os acontecimentos temporalmente, como as destacadas no trecho a seguir:
    Nos primórdios da escrita, os homens traçaram desenhos com objetivos mágicos, que posteriormente passaram a ser utilizados para a comunicação.
       1. O ideograma simboliza um objeto ou uma ideia, depois um som.
       [...]
       3. Posteriormente, cada signo passou a representar uma sílaba, como na escrita cuneiforme.

    (Informação curta) A origem da aids

    Com o surgimento da aids as primeiras pessoas infectadas foram os homossexuais. O Consumo de drogas pode causar esta doença que começou nos chipanzés no oeste da Africa que tinha sido transmitido aos caçadores que entraram em contato com o sangue dos animais na década de 1950 ou 1960.

    A Escrita egípcia

    Entre os vestígios deixados pelos egípcios ,ha muitos documentos escritos, que são uma importante fonte de informação sobre o passado deste povo. Porém, durante muito tempo, eles permaneceram incompreendidos. Isso porque apresentavam sinais desconhecidos pelos homens modernos - os hieróglifos, desenhos que representam ideias e sons.
     

    (Egito) O Mito de Osiris

    Osíris chegou ao Egito acompanhado de sua irmã-esposa, a deusa Ísis. Criou o húmus, o lodo fértil existente no leito do Rio Nilo. Ensinou a população local a agricultura e a metalurgia. O Irmão de Osíris chamado Set ficou com inveja e para se livrar de Osíris planejou um banquete em seu palácio que ao final Set colocou Osíris em um barco e jogou o barco no Rio Nilo. Sua irmã-esposa procurou o barco e deixou Osíris escondido na Floresta. Set quando descobriu mandou que um homem dele cortasse o corpo de Osíris espalhasse os pedaços pelo Egito.
    Ísis juntou todos os pedaços e com a ajuda de Hórus (seu filho) envolveu o corpo de Osíris com delicadas ataduras de linho e implorou aos deuses para ressussitarem Osíris os Deuses devolveram a vida de Osíris mas em outro mundo.

    Os movimentos migratórios

    Não é simples viajar como você pensa, se for para dentro do pais até é mais fácil mais se for para fora você deve tirar um passaporte que liberará você de entrar no outro pais. Essa ação de se mudar para fora se chama "Migração". A entrada em um pais é chamada imigração, e a saída é chamada emigração.
    As simples viagens para outros países não interferem na população do pais pois estas pessoas não vão morar neste local estão somente visitando.

    Como manter nossa saúde?

    Manutenção do Equilíbrio Ambiental
    Muitos microrganismos podem causar doenças ao ser humano vivem em ambientes naturais, junto com outros animais que são seus hospedeiros, fazendo parte de um equilíbrio ambiental já estabelecido. A destruição de florestas leva esses microrganismos a área urbana.
    Boas condições sanitárias
    Boas condições de saneamento Básico diminuem as chances de transmissão de doenças infecciosas. Alem do saneamento básico, são necessárias boas condições de alimentação, de educação de lazer e emprego.
    Vacinação
    O controle de muitas doenças pode ser mantido com o programa de vacinação.
    Ex. Um vírus novo esta pelo mundo todo para evitar que ele se espalhe a vacinação é "ativada".

    A Floresta Amazônica

    A Floresta Amazônica é a maior do mundo contendo uma diversidade quase infinita de flores, arvores e arbustos.
    Entre todas as plantas as arvores estão em maior quantidades tanto as ainda não identificadas quanto as identificadas.
    Infelizmente atualmente o tamanho da Floresta Amazônica esta muito reduzido por causa dos desmatamentos que o homem anda fazendo para abrir madeireiras.