Uma colônia com cara de indivíduo... E perigosa

A caravela-portuguesa, apesar de ter o aspecto de um único indivíduo, é na verdade formada por uma colônia de organismos. Cada indivíduo dessa colônia desempenha uma função. Uma estrutura cheia de ar permite que a caravela flutue ao sabor das marés. Presos s essa estrutura, estão os "tentáculos", que podem atingir vários metros de comprimento, onde se encontram os diversos indivíduos da colônia. Como não são capazes de nadar, são carregados pelas ondas, correntes e pelo vento, e dependem dos cnidócitos para capturar alimento e se defender. Para isso expelem uma toxina poderosa capaz de provocar queimaduras graves na pele de banhistas e surfistas menos atentos.

Nematelmintos (Vermes Cilíndricos)

Os nemátodos ou nematelmintos (em grego, "verme filamentoso") são animais cilíndricos e finos que vivem em ambientes aquáticos (marinhos e de água doce). Também são encontrados em grandes quantidades (alguns cientistas acreditam que seja o mais abundante grupo de animais) nos solos úmidos. Uma minoria deles parasita plantas e animais e causa doenças como a ascaridíase (lombriga) e a ancilostomíase (amarelão).
Os nematelmintos são, em geral, muito pequenos, microscópicos, mas algumas espécies parasitas podem atingir até dez metros de comprimento, como a lombriga de baleia.
Uma novidade evolutiva desse grupo em relação aos outros é a presença de um sistema digestório completo, formado por boca, tubo digestório e ânus.

A Regeneração das Esponja

As esponjas tem grande capacidade de regeneração, isto é, podem reconstruir parte do corpo que tenha sido perdida ou lesada. Essa capacidade de regeneração é tão eficiente que é também uma das formas de reprodução: se uma esponja sofre algum tipo de fragmentação (ataque de um peixe, por exemplo), cada um dos pedaços (fragmentos) pode dar origêm à uma nova esponja.

Esponjas (Poríferos ou Espongiários)

É provavel que as esponjas tenham sido os primeiros animais a surgir na Terra. São animais simples, exclusivamente aquáticos,
predominantemente na água salgada e que vivem fixados no substrato, como rochas do fundo do mar, de rios ou lagos.
As esponjas também são conhecidas por poríferos, pois possuem vários (orifícios) por onde a água entra. É dessa água que a esponja obtém alimento e gás oxigênio.
Para se alimentar ela conta com células especiais, conhecidas como coanócitos (em greg, significaa "célula com colarinho"), que têm um flagelo. O batimento constante do flagelo dos coanócitos cria um fluxo de água, que entra pelos poros e sai por uma abertura maior no topo da esponja. Junto com a água partículas de alimento e plâncton são capturados pelos coanócitos. Esse método de alimentação é chamado de filtração.

Foco Narrativo

O foco narrativo pode ser em primeira (narrador personagem) ou em terceira pessoa:

Foco em 1° pessoa
(Narrador interno à história, é uma personagem)

Sendo personagem, esse narrador não pode conhecer tudo o que acontece na história. Ele só pode contar o que vio ou o que ouvi o das personagens, fazer suposições e interpretações.

Foco em 3° pessoa

(Narrador externo à história, não é personagem)


Onisciente: Quando o narrador conhece tudo sobre as personagens, inclusive seus sentimentos e pensamentos. Esse narrador pode relatar fatos ocorridos, ao mesmo tempo, em diferentes lugares.

Objetiva (Observadora ou limitada): Quando o narrador apenas observa exteriormente as personagens, sem conhecer seus pensamentos. Esse foco narrativo é usado mais raramente pelos autores.




Da Idade Média à Moderna

A passagem que houve da Idade Média à Moderna foi um período de ruptura onde houve a passagem do feudalismo para o capitalismo, e o trabalho que era servil passou a ser assalariado.
Mas entre essa passagem houve um renascimento cultural onde o homem passou a ser valorizado.

A idade Média durou do século III ao XV e a idade Moderna do século XVI ao XVIII

Saiba Mais

Feudalismo: O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Começou na decadência do império romano.

Capitalismo: Sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos.