Um Inferno Sobre a Terra

Acredita-se que, logo após sua formação, a Terra era muito quente e não possuía superfície sólida. A temperatura era tão alta, que as rochas estavam fundidas (em estado líquido). Era como se a Terra fosse fundada por um imenso oceano de lava.
 Com o tempo (alguns milhões de anos), a Terra começou a se resfriar e as primeiras rochas sólidas apareceram.
Mesmo após o resfriamento, ainda ocorriam erupções vulcânicas constantes, que liberavam, além de cinzas e lava, gazes na superfície do planeta . Entre esses gases estava o vapor de água.
A Terra primitiva, ainda sem atmosfera, também sofria um bombardeio constante de asteroides e cometas que podem ter trazido mais água para nosso planeta.
O acúmulo dos gases expelidos pelos vulcões, ao longo de milhões de anos, constituiu a atmosfera primitiva da Terra. Com isso, o vapor de água nas camadas mais altas da atmosfera formou as primeiras nuvens, e com elas ocorreram as primeiras tempestades, cheias de raios. Assim se formaram os oceanos.
A atmosfera ainda não possuía nenhuma camada de proteção contra as perigosas radiações solares (como os raios ultravioleta).
Vulcões em erupção liberando gases, lava e cinzas, tempestades violentas, radiações solares incidindo diretamente na superfície do planeta: é nesse cenário"infernal" que o primeiro ser vivo apareceu.

A organização das células

As células de quase todos os seres vivos, como animais, plantas e fungos, têm três partes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo. Mas existem organismos cujas células não possuem núcleo, como é o caso de bactérias e cianobactérias, que possuem as células mais simples que se conhecem.

Cianobactérias - são bactérias capazes de realizar fotossìntese e as 
responsáveis pela produção de boa parte do gás oxigênio da terra.

Além dessas três partes principais, as células possuem muitas outras estruturas, chamadas organelas, que variam conforme o tipo de célula (animal, vegetal ou bacteriana) e que desempenham diferentes funções.

A caça

Não há documentos escritos sobre a pré história, pois ainda não existia a escrita, mas cientistas acreditam que eles tinham uma alimentação pobre, somente de frutas, vegetais e algumas formas precárias de caça.
Também se calcula que, há aproximadamente 15 mil ou 20 mil anos, alguns agrupamentos humanos, organizados em tribos, passaram a viver de forma sedentária, fixando-se em locais mais favoraveis e tomando posse de produtos naturais. Lentamente, as comunidades humanas começaram a criar algumas espécies de animais e a praticar a agricultura.

Clero, Nobre e Servo

Para você que está se perguntando "o que é isso", "isso" eram os "clubes sociais" do feudalismo.

Clero: tinha como função oficial rezar. Na prática, exercia grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separação entre a religião e a política era desconhecido. Mantinham a ordem da sociedade evitando, por meio de persuasão e criação de justificativas religiosas, revoltas e contratações camponesas

Nobres: (também chamados de senhores feudais) tinha como principal função a de guerrear, além de exercer considerável poder político sobre as demais classes. O Rei lhes cedia terras e estes lhe juravam ajuda militar.


Servos: constituíam a maior parte da população camponesa: estavam presos à terra, sofriam intensa exploração, eram obrigados a prestarem serviços à nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar. Embora geralmente se considere que a vida dos camponeses fosse miserável, a palavra "escravo" seria imprópria. Para receberem direito à moradia nas terras de seus senhores, juravam-lhe fidelidade e trabalho. Por sua vez, os nobres, para obterem a posse do feudo faziam o mesmo juramento aos reis.

Sujeito Claro ou Explícito

Leia um verso retirado do poema de Jacques Prévert:

"Às vezes o pássaro chega logo"

No exemplo, o sujeito está representado por uma expressão nominal clara, visivel (o pássaro), cujo núcleo é o substantivo pássaro. Esse sujeito que aparece é conhecido como claro ou explícito. Note que as flexões de número e pessoa do verbo do predicado acompanham as do sujeito claro. Veja:

Às vezes o pássaro chega logo.     Às vezes os pássaros chegam logo.
3ª pessoa do singular                             3ª pessoa do plural

Às vezes eu chego logo.     Às vezes nós chegamos logo.
1ª pessoa do singular                1ª pessoa do plural

Nos exemplos acima, o sujeito tem um só núcleo e por isso é chamado de sujeito simples. Mas há casos em que o sujeito se constitui de mais de um núcleo:

Às vezes o pássaro e o cão chegam logo.

Nessa frase, o sujeito possui dois núcleos, os substantivos pássaro e cão. Quando o sujeito é constituído por mais de um núcleo, ele é chamado de composto.

[Voltando aos Poucos]

Olá leitor, minhas desculpas por parar de escrever no blog, mas agora o VirtualSchool ira voltar aos poucos, mas uma novidade, ano passado as matérias eram de sexto ano e agora serão de sétimo, obrigado por ler.